quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Não dê com a língua nos dentes!!!

O que é a língua presa?  


Como o próprio nome diz, é a língua que fica presa dentro da boca por causa do freio curto que a impede de movimentá-la na amamentação, na sucção, na deglutição e, posteriormente, na articulação das palavras.

O bebê já nasce com esse freio curto de língua, o tratamento é cirúrgico, feito com anestesia local, em seguida um pequeno corte no freio para liberar a língua

Após a cirurgia, que pode ser feita pelo médico ou cirurgião-dentista, a criança deverá fazer fonoterapia para melhorar a postura da língua que facilitará a correta articulação das palavras.

 

E muitas vezes o que as pessoas chamam de língua presa na verdade é um ceceio.

O ceceio é uma distorção na fala em decorrência de uma alteração na postura da língua que se projeta entre os dentes ou se apóia nestes.

A projeção pode ser anterior ou lateral e ocorre principalmente na produção dos fonemas /s/ e /z/.


Resumindo: o ceceio é praticamente o oposto da língua presa.


Então podemos dizer que o presidente Lula não tem língua presa, e sim língua solta.

Pois a projeção frontal da língua que vemos durante a fala é resultante da flacidez ou hipotonia desse órgão, é como se a língua ficasse mal posicionada, ela não fica contida no espaço nem na posição correta para assegurar o tônus adequado.

Caso o tônus e/ou a postura da língua não sejam trabalhados esta projeção continuará a existir inclusive nos adultos. Alguns casos podem melhorar com o desenvolvimento da mandíbula que pode acomodar melhor a língua.

Alem do visual estético da fala ficar comprometido, o escape de ar interfere na clareza da fala ,um bom recurso é gravar-se falando espontâneamente. O chiado certamente aparecerá, alem do fato que esta projeção pode também alterar a arcada dentaria.

O tratamento fonoaudiológico para o ceceio é através de exercícios que devem ser feitos todos os dias. A dedicação é fator fundamental para que o tratamento tenha resultado já que os exercícios melhorarão a força da musculatura e a posição da língua.

O tempo de tratamento depende de diversos fatores e às vezes com uma pequena melhora a pessoa acha que não precisa mais do atendimento e o abandona. Esta atitude só acarretará na necessidade de uma nova intervenção. Qualquer dúvida sempre deve ser discutida com o fonoaudiólogo.

Apenas o profissional poderá dizer quando é o momento da alta.


Não precisamos pensar muito, para nos lembrarmos de pessoas com um destes tipos de problemas...
 
 
 
Na mesa do almoço, Dicesar conversa com os colegas, que começam a rir de sua língua presa. Serginho pede que ele fale várias vezes a palavra “Araraquara” e Fernanda constata que Dimmy só erra quando fala com a boca muito aberta. “Porque daí a língua não encosta. Tenta falar com a boca mais fechada”, aconselha a dentista.
Dicesar até consegue acertar os erres de “Araraquara”, mas não fala de jeito nenhum a palavra “três”. Rindo, ele pergunta aos colegas: “será que o Luciano Huck vai me convidar para o ‘Soletlando’”?
Todo mundo ri e a drag queen conta que já participou do “Çoletrando”, paródia do programa da Globo feita pelo “Pânico na TV”. “Mas eles só passam as partes que a gente erra, a parte que a gente acerta, não mostra”, afirma.


1 comentários:

sweetdream disse...

Oi, gostaria de saber se não existe exercicios para se fazer em casa ?

Postar um comentário